UML provê dois tipos de diagramas de interação:
seqüência e colaboração.
* Diagrama de Seqüência
Ilustra objetos e atores que colaboram na execução de uma tarefa, exibindo o tempo de vida de objetos, as mensagens enviadas e sua ordem no tempo. A ordem em que os objetos são dispostos não é importante. Porém, para facilitar a leitura, coloque mais a esquerda os objetos que serão ativados primeiro. O tempo é representado de cima para baixo por uma linha tracejada abaixo de cada objeto. Cada objeto é exibido em um retângulo rotulado como nome do Objeto:
Exemplo de Diagrama de Seqüência.
* Colaboração
* Colaboração
Mostra os objetos que interagem para realizar uma tarefa e os relacionamentos entre eles. Relacionamentos são derivados das associações no diagrama de classes. É necessário incluir apenas os relevantes para a tarefa. Interações são representadas pela seqüência de passagem de mensagens.
Nas próximas aulas iremos comentar a respeito de Padrões GRASP = General Responsability Assignment Software Patterns.
Descrevem princípios fundamentais de atribuição de responsabilidade a objetos.
Alguns padrões GRASP principais:
Especialista (Expert)
Criador (Creator)
Coesão alta (High Cohesion)
Acoplamento fraco (Low Coupling)
Controlador (Controller)
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