segunda-feira, 14 de abril de 2008

Aula 19 - Introdução de Padroes GOF

Primeiramente iremos tratar a respeito da idéia do conceito de padrões.
O que é um Padrão?
Podemos dizer que Padrão é: Compromisso documentado, utilizado em comum e repetidas vezes pelas pessoas relacionadas com um determinado trabalho.
Então segundo Gamma, Helm, Vlissides & Johnson, criadores do padrão GOF. descreveram da seguinte forma o conceito:
"Os padrões de projeto são descrições de objetos que
se comunicam e classes que são customizadas para
resolver um problema genérico de design em um
contexto específico"
Um padrão "GoF" também é classificado segundo o seu escopo; de classe ou de objeto. Nos padrões com escopo de classe os relacionamentos que definem este padrão são definidos através de herança e em tempo de compilação. Nos padrões com escopo de objeto o padrão é encontrado no relacionamento entre os objetos definidos em tempo de execução.

Aprender a programar bem com orientação a objetos
Os 23 padrões de projeto “clássicos” utilizam as
melhores práticas em OO para atingir os resultados
desejados
Padrões "GoF" organizados nas suas famílias:

Padrões de criação
Abstract Factory
Builder
Factory Method
Prototype
Singleton



Referencias Bibliográficas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Padr%C3%B5es_de_projeto_de_software - 14/04/2008 23h31

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